InícioCidadesMorre Zé Cândido, querido radialista e tradicional político de Campos Belos-GO

Morre Zé Cândido, querido radialista e tradicional político de Campos Belos-GO

Campos Belos e Divinópolis de Goiás amanheceram entristecidas. Morreu na noite de ontem (22), ao 61anos, José Cândido de Souza Cardoso, o “Zé Candido”.

Querido radialista, comerciante, dono de hotel, proprietário da Rádio Atividade FM, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Campos Belos (GO).

Zé Cândido era natural de Divinópolis de Goiás, onde possui muito parentes e amigos. Mas desde menino é morador de Campos Belos, onde constituiu família, sua carreira profissional e política.

Há cerca de nove anos, Zé vinha lutando contra um agressivo câncer no reto. Em julho de 2012, ele foi aos microfones da Rádio Atividade para informar aos seus ouvintes que, “sob a Graça de Deus”, tinha iniciado um tratamento contra um câncer num hospital de Goiânia.

Naquela oportunidade, havia 60 dias que o vice-prefeito de Campos Belos estava na capital do estado e tinha finalizado as 28 sessões de quimioterapia e radioterapia, na sua luta contra a doença.

Segundo ele, o tratamento foi muito tranquilo até a vigésima sexta sessão, que as fez praticamente sem sentir nada.  Mas as duas últimas foram marcadas de muita dor, indisposição, intranquilidade e mal-estar.  No mesmo dia, este jornalista, que iniciou sua labuta nos microfones das rádios de Campos Belos, juntamente com Zé Cândido, no início de 1990, foi recebido por ele, ainda acamado e prostrado.

Zé contou com que os médicos informaram que o tratamento do câncer, que foi diagnosticado ainda no começo, estava sendo um sucesso e as chances de cura passavam dos 90%. Um alívio.

Meses depois, ele foi operado e se recuperou bem. Tempos depois, Zé informou que estava praticamente curado.

Em razão disso, voltou a se dedicar totalmente à política.

Seu objetivo era ser prefeito de Campos Belos e saiu em busca de seu sonho.  Histórico líder do PDT no município, político hábil, conhecedor de todos os rincões da cidade; sabia designar por nome e sobrenome grande parte dos integrantes da comunidade e até dos seus problemas pessoais.

Na campanha para prefeito, em 2016, jogou todas as suas forças. O pleito foi duro, contra o ex-prefeito e ex-aliado Aurolino Santos Ninha (PSDB) e contra o jovem Eduardo Terra (PMDB), neto do ex-prefeito Fernando Terra.

O resultado foi apertado: Zé Candido empatou tecnicamente com o ex-prefeito Ninha, com 30% dos votos. O vencedor da acirrada campanha foi o Eduardo Terra, com 39% dos votos válidos.

A luta diária na campanha para prefeito cobrou seu preço.

Zé Cândido foi aos microfones da Rádio Atividade novamente informar à comunidade que o câncer tinha voltado e ele novamente iria se ausentar dos microfones para cuidar da saúde.

Desde então lutou como um guerreiro, junto com Cida, sua amada esposa e seus filhos, por mais de cinco anos.

Mas nos últimos meses, a doença deu sinal que estava mais forte. Depois de dezenas de idas e vindas a hospitais de Goiânia, ficou em definitivo em Campos Belos, onde passou o restinho de sua vida no colo e no aconchego de sua família.

Ontem, após sentir-se muito mau, morreu na Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, onde estava internado, por volta da meia-noite.

Seu corpo está sendo levado na funerária Pax Vida, de Campos Belos. O sepultamento está previsto ocorrer às 17h, no cemitério municipal São João Batista.

Fonte e texto: Blog Dinomar Miranda

POSTAGENS RELACIONADAS
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA