Equipes da Polícia Civil da Bahia, integrantes da DT Correntina, 26ª COORPIN e CATI/11ª COORPIN, deram cumprimento na manhã desta terça-feira (11) aos Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo juízo criminal de Correntina, no oeste da Bahia, nas Fazendas Bandeirantes e Santa Tereza.
A referida medida constitui etapa de investigação criminal que visa apurar diversos crimes, supostamente, cometidos por prepostos das referidas Fazenda, em face de bens e integrantes da Associacao Comunitaria de Preservacao Ambiental dos Pequenos Criadores do Fecho de Pasto de Cupim, Sumidor e Cabresto ACPAC.
Pessoas portando armas de diversos calibres, supostamente a mando dos proprietários e gerentes das referidas Fazendas, destruíram, por diversas vezes, bens da ACPAC (derrubada da sede da Associação e ponte de acesso), bem como, ameaçaram seus integrantes, tendo, o conflito, atingido seu grau mais elevado quando da tentativa de homicídio de várias pessoas integrantes da Associacao, fato esse ocorrido em 11/04/2023.
Segundo a investigação, da Polícia Civil, os crimes foram motivados em razão de conflitos agrários existentes entre as citadas Fazendas e integrantes da ACPAC.
Desse modo, ao cumprir os Mandados de Busca e Apreensão, requeridos pela Policia Civil, foram apreendidos 13 (treze) armas longas, 03 (três) armas curtas, 01 (um) simulacro de pistola, diversas munições de Cal. 357, Cal 9mm, Cal. 38 SPL, Cal. 22, Cal. 36, Cal. 12, 01 colete balístico com placas de cerâmica, sendo os respectivos possuidores conduzidos para a Delegacia de Policia de Correntina para formalização do Auto de Prisão em Flagrante (APF).
No total, 7 (sete) pessoas foram conduzidas e autuadas em flagrante delito pelos crimes de porte e posse ilegal de armas de fogo e munições, associação criminosas e outros.
Fonte: Polícia Civil da Bahia.