A Policlínica Estadual da Região Nordeste 2 – Posse recebeu a equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES), juntamente com secretários municipais de saúde, coordenadores da Atenção Primária, da Vigilância em Saúde e responsáveis pela regulação dos municípios das Regionais de Saúde Nordeste 2 e 2. A visita técnica faz parte das ações do e-Planifica, e teve como principal objetivo proporcionar aos gestores um momento de imersão no funcionamento da unidade estadual, promovendo maior integração com os serviços especializados ofertados.
Durante a visita, os participantes puderam conhecer, in loco, a estrutura da unidade do Governo de Goiás, sua carteira de serviços, o fluxo de atendimento e os critérios para encaminhamento de pacientes à Policlínica. Esse tipo de ação é essencial para fortalecer a rede de atenção à saúde, garantindo o acesso adequado da população aos serviços especializados e promovendo a integração entre os níveis de atenção.
PlanificaSUS
A Planificação da Atenção à Saúde é uma estratégia nacional de Educação Permanente em Saúde, desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com diversas instituições. A metodologia propõe a organização e integração dos serviços em redes de atenção à saúde, promovendo o trabalho conjunto entre profissionais e gestores, o chamado “fazer junto”. Para viabilizar sua implantação em larga escala, foi criado o projeto PlanificaSUS.
Essa iniciativa é fundamental para o fortalecimento do sistema público de saúde no Brasil, pois busca promover a integração entre os diferentes níveis de atenção, qualificar os profissionais da rede e garantir um cuidado mais resolutivo, centrado na prevenção, promoção da saúde e atendimento integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ampliação do acesso
A coordenadora da policlínica de Posse, Kamylla Divina, destacou a importância da iniciativa como forma de reforçar o vínculo com os municípios e melhorar a comunicação. “O objetivo é trazer para dentro da nossa unidade todo o conhecimento da nossa carteira de serviços, toda a nossa ampliação e tudo o que temos para ofertar para os municípios, e estamos aqui disponíveis para melhorar a nossa comunicação e fazer parte do PlanificaSUS”, afirmou.
A visita à unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) também permitiu o alinhamento de estratégias para o fortalecimento da regulação e do planejamento em saúde, ações que impactam diretamente na qualidade da assistência prestada à população da região.