Presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu as eleições no primeiro turno em Goiás com 1.920.203 votos, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou com 1.454.723. Apesar disso, o petista dominou nos municípios das regiões Norte e Nordeste do Estado. Nesse sentido, o governador reeleito Ronaldo Caiado (União Brasil) e o senador recém-eleito Wilder Morais (PL) abriram diálogo com 66 prefeitos dessas regiões na manhã desta terça-feira, 11, para fortalecer uma frente pró-Bolsonaro em Goiás.
Em São João D’Aliança, no nordeste goiano, o ex-presidente Lula teve 64,57% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro 28,09% no primeiro turno. Ao Jornal Opção, a prefeita Débora Domingues (PL) explicou que o foco do segundo turno é ampliar o eleitorado pró-Bolsonaro. “No primeiro turno todos os prefeitos estavam muito focados em campanha de deputado, governador. Não que não estivesse com presidente, mas a gente direciona mais. E agora a gente pretende fazer bastante campanha levando conhecimento para o pessoal sobre o governo do presidente Bolsonaro”.
No município há muitos assentamentos e, no dia das eleições, uma fazenda foi ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MTST). Segundo a gestora, o ex-presidente Lula nunca ofereceu título de regularização fundiária em São João D’Aliança. “Tem assentamento de 20 anos e quem deu título de propriedade no município foi Bolsonaro. Lula nunca ofereceu o documento aos assentados por aqui. Bolsonaro incentiva o agronegócio, dando segurança ao homem do campo”.
De acordo com ela, a campanha vai mirar nos indecisos. “É um trabalho de conscientização. Vamos mostrar para a população que o adversário esteve na cena do crime por muitas vezes e tentaremos mostrar a importância de continuar com um presidente ficha limpa”.
Região Norte
Na Região Norte do Estado, em Colinas do Sul, o ex-presidente Lula também venceu. Ele teve 64,57% dos votos válidos, enquanto o candidato à reeleição Bolsonaro 28,09%. Com o objetivo de atrair eleitorado para o Bolsonaro, o prefeito Paulinho de Elízio (União Brasil), disse que vai explicar para a população que a reeleição do presidente é melhor para o Brasil. “A maioria dos prefeitos está com o presidente Bolsonaro. Nós temos que continuar com ele porque vai ter mais progresso. Com o apoio do governador e o recém-eleito senador Wilder Morais, vamos convencer a população a votar no Bolsonaro”, acredita.
Na Região do Vale do São Patrício, em Itapaci, Lula também venceu no primeiro turno, mas com um placar mais apertado. Apesar da força do agronegócio no município, o petista ficou com 48,36%, enquanto Bolsonaro 45,41% dos votos válidos. O prefeito Mário Macaco (PSDB) atribui essa força da esquerda aos eleitores que são, principalmente, de origens da região Nordeste do Brasil. “Temos uma população flutuante. Na nossa cidade tem uma usina de álcool e muitos desses funcionários são de origem dos estados da região Nordeste. E eles votam de acordo com o pessoal de lá, mas agora no segundo turno vamos tentar mostrar que o melhor para o Brasil é o presidente Bolsonaro”.
Fonte: Jornal Opção