Na manhã de sexta-feira (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de óleo de soja transportada sem a devida nota fiscal. A abordagem ocorreu na BR-020, em Planaltina (DF), durante uma operação conjunta de fiscalização com o IBAMA.
O caminhão abordado estava carregado com 1.000 caixas de óleo de soja, totalizando 20.000 embalagens de 900 ml, com valor estimado em R$ 143.800,00. O condutor informou que havia carregado o veículo em Goiânia e tinha como destino Santo Antônio de Jesus (BA). Ele afirmou ainda que receberia R$ 7,5 mil pelo serviço de transporte.
No momento da abordagem, o motorista apresentou apenas cupons fiscais, destinados ao consumidor final. No entanto, por se tratar de uma compra em atacado, a mercadoria deveria estar acompanhada de um documento fiscal específico.
Além disso, o condutor não apresentou a nota fiscal do serviço de transporte, documento obrigatório conforme a legislação vigente.
Diante da constatação de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal, a Receita Fazendária do Distrito Federal foi acionada e compareceu ao posto da PRF em Planaltina (DF). A carga, os cupons fiscais apresentados, o veículo e o condutor foram encaminhados para a Receita Fazendária para as providências legais cabíveis.