A Promotoria de Justiça de Cavalcante, por intermédio da titular Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto, participou na semana passada de atividades relacionadas ao Setembro Amarelo em Cavalcante e Teresina de Goiás. Ela esteve em uma ação educativa de prevenção ao suicídio em Teresina de Goiás e participou do encerramento de caminhada de conscientização em Cavalcante (GO)ç
O suicídio é um problema de saúde pública mundial, complexo e delicado. Desde 2003, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (Iasp) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeram o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
O Ministério Público de Goiás (MPGO) apoia esta campanha de conscientização e esclarecimento. Conforme estudos da área, a maioria dos suicídios poderia ser evitada se as pessoas buscassem ajuda de quem está próximo e apoio especializado. Porém, a falta de informação e o preconceito ainda são grandes obstáculos que precisam ser superados.
Se você tem sentido, ou conhece alguém que evidencie, tristeza, desesperança e desamparo persistentes, busque o diálogo de amigos, familiares e o apoio de profissionais da área de Saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento especializado na área de saúde mental.
Fonte:MPGO