Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Brasil»Queima prescrita fortalece a prevenção e o combate a incêndios florestais na Chapada dos Veadeiros
Brasil

Queima prescrita fortalece a prevenção e o combate a incêndios florestais na Chapada dos Veadeiros

RedaçãoPor Redação14 de abril de 2025
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

A queima prescrita, técnica controlada de manejo do fogo utilizada para reduzir o material combustível em áreas naturais, está sendo aplicada na Chapada dos Veadeiros (GO) como estratégia para prevenir incêndios de grande escala. Diferente das queimadas descontroladas, essa prática é planejada e monitorada por especialistas, considerando fatores climáticos e ecológicos para minimizar os impactos ambientais. No Cerrado, onde o fogo é um elemento natural, a queima prescrita tem se mostrado uma ferramenta essencial para a conservação do bioma e a proteção da biodiversidade.
 

Na Chapada dos Veadeiros — um dos principais refúgios naturais do Cerrado, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco —, a técnica é aplicada dentro do escopo do Manejo Integrado do Fogo (MIF). Essa abordagem combina conhecimentos científicos, técnicos e tradicionais para prevenir incêndios florestais de forma sustentável. A regulamentação dessa estratégia foi estabelecida pela Lei nº 14.944, de 31 de julho de 2024, que define diretrizes para a prevenção e o combate ao fogo.
 

Atuação dos brigadistas voluntários, ICMBio e PREVFOGO
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pela implementação da queima prescrita nas unidades de conservação da Chapada. “Embora nossa atuação seja voltada para áreas protegidas, promovemos ações educativas em escolas e comunidades próximas ao parque, conscientizando sobre a importância dessa técnica na prevenção de incêndios descontrolados”, explica Pedro Paulo de Melo Cardoso, gerente do Fogo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O envolvimento da sociedade tem sido peça-chave na estratégia de combate ao fogo na Chapada. Segundo Lauro Jurgeaitis, presidente da Associação Veadeiros e brigadista voluntário há mais de duas décadas, a entidade se mobiliza sempre que possível, em parceria com a Associação de Empreendedores de São Jorge, para viabilizar ações e campanhas que garantam a atuação das brigadas voluntárias na região central da Chapada.
 

Para ele, o papel das brigadas é fundamental em todos os municípios da região. “Quem vive aqui, especialmente na zona rural, conhece o território e lida com essas questões ambientais há muito tempo”, afirma. Segundo Jurgeaitis, o trabalho se fortalece ainda mais quando realizado em parceria com o ICMBio, responsável pela gestão do Parque Nacional.
 

“Sou brigadista há mais de 20 anos. Quando comecei, nos anos 1990, as brigadas ainda não existiam como conhecemos hoje — muitas só passaram a ser formalmente registradas a partir de 2017”, lembra. “Naquela época, eu atuava numa área de 2 mil hectares ao redor do parque. Quando não há fogo dentro do parque, a equipe de lá nos apoia. Quando há, a prioridade passa a ser o combate interno.” Jurgeaitis também destaca o trabalho desenvolvido no Santuário Volta da Serra, onde voluntários mantêm um esquadrão dedicado à prevenção e ao combate de incêndios.

Diversas brigadas integram a linha de frente dessa rede. A Brigada Voluntária de São Jorge e a Rede Contra o Fogo atuam em Alto Paraíso de Goiás; a BRIVAC protege a fauna e a vegetação de Cavalcante; já a BVACS (Brigada Voluntária Ambiental de Colinas do Sul) tem papel decisivo no sul da Chapada. A Brigada Voluntária Guardiões da Cafuringa, do Distrito Federal, também presta apoio à região em momentos críticos. Segundo Lauro, é o apoio da comunidade que torna possível uma resposta rápida e eficiente, especialmente durante o período de seca, quando o combate diário às queimadas se torna urgente.
 

Cássio Tavares de Souza, coordenador do PREVFOGO em Goiás e servidor do Ibama, destaca a importância das brigadas comunitárias. “As comunidades locais e os brigadistas desempenham um papel essencial. Em Goiás, mais de 95% dos brigadistas contratados são de comunidades quilombolas, que possuem um conhecimento valioso sobre o comportamento do fogo”, afirma.
 

Criada em 2017, após os grandes incêndios que devastaram a região, a Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante (BRIVAC) é um dos grupos mais ativos na queima prescrita. “Temos cerca de 30 voluntários sazonais que participam de ações locais e nacionais. Um de nossos brigadistas já integrou a missão internacional que foi para o Canadá”, conta João Carlos Ribas, secretário municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Cavalcante.
 

Além da BRIVAC, outras brigadas estruturadas atuam na Chapada, como a Rede Contra o Fogo, em Alto Paraíso, e a Brigada de São Jorge. Todas colaboram com as operações coordenadas pelo Plano Operativo, construído em conjunto com os órgãos ambientais, brigadas voluntárias e secretarias de meio ambiente.

Segurança e eficiência da queima prescrita

Entre as dúvidas sobre a queima prescrita, uma das mais frequentes é se a técnica poderia aumentar o risco de incêndios. Cardoso esclarece que a segurança está no planejamento. “O nome já diz: é queima prescrita. São seguidos critérios rigorosos, como previsão climática e delimitação precisa das áreas a serem queimadas. O problema ocorre quando não há medidas preventivas adequadas.”
 

Souza reforça que a queima prescrita cria barreiras naturais contra incêndios descontrolados. “Pesquisas mostram que, em regiões da Chapada onde essa técnica foi aplicada, houve uma redução de até 60% na incidência de grandes incêndios. Além disso, a queima controlada reduz o excesso de biomassa e estimula a regeneração natural do Cerrado”, explica.
 

Desafios e perspectivas
Apesar dos avanços, a implementação da queima prescrita enfrenta desafios, especialmente em áreas protegidas. “Os ecossistemas da Chapada exigem um equilíbrio delicado entre a conservação da biodiversidade e o manejo do fogo”, destaca Souza. Problemas logísticos, como o acesso a regiões remotas e a necessidade de capacitação contínua dos brigadistas, também são obstáculos.

Para João Carlos Ribas, fortalecer as ações de Manejo Integrado do Fogo (MIF) é essencial para a proteção do bioma. “Com planejamento, conhecimento técnico e participação comunitária, conseguimos minimizar os impactos negativos dos incêndios e garantir a saúde desse ecossistema tão rico e fundamental para o equilíbrio ambiental”, conclui.

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorPrefeitura de Divinópolis de Goiás abre processo seletivo com 164 vagas
Próximo Matéria Corpo é encontrado em Roda Velha
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Vereador Negão de Gerú se une ao grupo do prefeito Eder Lacerda em Mambaí-GO

11 de outubro de 2025

De Aurora-TO: Ex-jogador Roni celebra fim de investigação por suspeita de fraude fiscal

11 de outubro de 2025

Trevo da entrada de Simolândia-GO é revitalizado e ganha imagem de Nossa Senhora Aparecida

11 de outubro de 2025

Polícia Civil prende suspeito e recupera armas de fogo furtadas em São Domingos-GO

10 de outubro de 2025

Polícia Civil intensifica investigações e apreende materiais ilícitos em Posse-GO

10 de outubro de 2025

Operação Integrada Metanol apreende mais de 1.300 bebidas vencidas em Posse-GO

10 de outubro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Vereador Negão de Gerú se une ao grupo do prefeito Eder Lacerda em Mambaí-GO

11 de outubro de 2025

De Aurora-TO: Ex-jogador Roni celebra fim de investigação por suspeita de fraude fiscal

11 de outubro de 2025

Trevo da entrada de Simolândia-GO é revitalizado e ganha imagem de Nossa Senhora Aparecida

11 de outubro de 2025

Polícia Civil prende suspeito e recupera armas de fogo furtadas em São Domingos-GO

10 de outubro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.