Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»Segurança Pública: Inteligência Artificial é parte da estratégia de Caiado para potencializar combate à criminalidade
Cidades

Segurança Pública: Inteligência Artificial é parte da estratégia de Caiado para potencializar combate à criminalidade

RedaçãoPor Redação5 de setembro de 2022
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

Área já é uma das mais bem avaliadas no atual governo. Em um novo mandato, meta é ampliar uso da tecnologia para consolidar Goiás como a maior referência nacional no combate ao crime

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) propõe ampliar o uso da tecnologia para continuar puxando para baixo os índices de criminalidade em Goiás, Estado onde desde 2019 se viu despencar, entre outras, as taxas de homicídios (-41,8%) e latrocínio (-60,15%), segundo dados do Observatório de Segurança Pública (OSP). Candidato à reeleição, ele propõe o uso de drones e de Inteligência Artificial em câmeras de videomonitoramento como meios para favorecer a atuação das forças de segurança pública.

Na prática, o investimento em Inteligência Artificial proposto no plano de governo da Coligação Pra Seguir em Frente analisa áudio e imagens de câmeras de monitoramento para reconhecer humanos, veículos, objetos e eventos e, a partir dessa identificação, emitir alertas de detecção de violação de uma determinada regra. A região do Entorno do Distrito Federal será a primeira a receber o programa de Ronaldo Caiado. “Meu compromisso é com medidas que reduzam continuamente os índices de criminalidade e que fortaleçam e modernizem o sistema de segurança pública de Goiás”, garante o candidato.

A utilização de sistema de vigilância também deve alcançar o sistema prisional. O governador propõe ampliar o uso de câmeras de videomonitoramento dentro das unidades penitenciárias. A medida é considerada prioritária para desarticular facções dentro dos presídios. “Estamos tentando ao máximo recursos para colocar câmeras nas celas e assim acabar de vez com a possibilidade de que pessoas condenadas continuem cometendo crimes de dentro das celas”, afirma. Além das câmeras, o candidato quer a transferência do presídio de regime semiaberto de Aparecida de Goiânia para uma área mais adequada e a ampliação da quantidade de vagas.

Crimes virtuais

Os esforços em prol da modernização do sistema de segurança do Estado alcançam investimento na capacitação das polícias para combate de crimes virtuais e a criação de grupo especializado em investigação de fraudes por meio da internet. “Quero transformar Goiás em referência no enfrentamento de crimes cibernéticos”, antecipa o governador.

A segurança pública já é um dos quesitos mais bem avaliados no atual governo, sendo referência no país. Este ano, por exemplo, o Estado figurou no terceiro lugar do ranking nacional de redução no número de assassinatos, atrás apenas do Acre e de Sergipe, de acordo com levantamento feito pelo Monitor da Violência. “A melhor segurança pública do país é resultado de um criterioso trabalho de gestão, tecnologia, integração e inteligência”, explica Caiado.

O governo também está investindo na ampliação do contingente das polícias. Foi aberto no dia 26 de agosto concurso com 864 vagas para a Polícia Civil, com oportunidades para agentes, escrivão e delegados substitutos. Já os concursos da Polícia Militar, abertos em junho, somam 1.650 vagas.

Outros projetos

Para seguir avançando, o programa de governo apresentado por Caiado para a segurança pública também inclui a implantação de postos operacionais dos bombeiros na região Metropolitana de Goiânia e o aumento no número de unidades de policiamento especializado nas cidades do interior do Estado.

Também está prevista a ampliação da oferta de cursos de qualificação e especialização para os profissionais da segurança pública e de programas de promoção à saúde física e mental dos profissionais; o fortalecimento da rede de apoio a mulheres vítimas de violência; e, entre outros, a viabilização de um programa de Redução de Acidentes de Trânsito.

Redução da criminalidade no estado de Goiás em números
Comparativo 2018 / 2021

• Menor taxa de crimes violentos intencionais da história
Em 2018 – 32,96 por 100 mil habitantes
Em 2021 – 17,89 por 100 mil habitantes
Queda de 45,7%

• Redução de 44,1% na taxa de homicídios
Em 2018 – 30,56 por 100 mil habitantes
Em 2021 – 17,10 por 100 mil habitantes

• Queda de 68,8% em roubos
A transeuntes, menos 70,3%
A comércios, menos 68,5%
A propriedades rurais, menos 62%
A residências, menos 58%

• Queda de 81% em roubos e furtos de veículos
Em 2018 – 10.105
Em 2021 – 1.889
Em Goiânia, eram 27,7 roubos e furtos a veículos por dia, em 2108. Hoje essa média é de apenas 5

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorChapada dos Veadeiros está em situação de emergência por causa do fogo
Próximo Matéria Polícia prende 6 pessoas por embriaguez ao volante, apreende 7 veículos e 6 motos, em Iaciara-GO
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Semad fará revisão no Plano de Manejo da APA do Pouso Alto envolvendo os moradores de Alto Paraíso, Cavalcante, Teresina, Nova Roma e São João D’Aliança

14 de outubro de 2025

Policlínica de Formosa-GO faz mutirão com 300 mamografias

14 de outubro de 2025

Mambai-GO se despede de Verno Envall, empresário que marcou gerações com trabalho e dedicação

14 de outubro de 2025

Nova regra do INSS garante salário-maternidade sem exigir tempo mínimo de contribuição

13 de outubro de 2025

Sorrisos, brincadeiras e muita alegria marcaram o Dia das Crianças em Guarani de Goiás

13 de outubro de 2025

Orgulho de Campos Belos-GO: jovens promovem ação solidária e levam alegria a crianças em Goiânia

12 de outubro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Semad fará revisão no Plano de Manejo da APA do Pouso Alto envolvendo os moradores de Alto Paraíso, Cavalcante, Teresina, Nova Roma e São João D’Aliança

14 de outubro de 2025

Chuva ajudou no combate a incêndios na Chapada dos Veadeiros

14 de outubro de 2025

Policlínica de Formosa-GO faz mutirão com 300 mamografias

14 de outubro de 2025

Perseguição termina com tiros e dois homens presos na BR-020

14 de outubro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.