InícioCidadesSete candidatos devem disputar o governo de Goiás

Sete candidatos devem disputar o governo de Goiás

Sete candidatos devem disputar o governo de Goiás nas eleições de 2 de outubro. Apesar da maioria das convenções partidárias acontecer no final do prazo que a Lei Eleitoral permite, 5 de agosto, está pré-definidos os nomes de Ronaldo Caiado (UB) à reeleição; Gustavo Mendanha (Patriota); Major Vitor Hugo (PL); Edicar Diniz (Novo); Helga Martins (PCB) e Wolmir Amado (PT).

O sétimo nome, do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) surge na disputa ainda sem a confirmação do pré-candidato, que prefere que sua base escolha se ele deve disputar o governo ou a uma cadeira no Senado. Especialistas apostam na primeira opção.

Com a permissão de fazer campanha intrapartidária desde o dia 5, os pré-candidatos aproveitaram a semana para fazer reuniões com a base e com estrategistas políticos para definir os próximos passos e garantir uma vaga na disputa deste ano. É que alguns partidos, como o PT, por exemplo, tem, depois dos encontros regionais promovidos pela sigla, 53 pré-candidatos a deputado estadual e tem vaga para 31; e 19 pré-candidatos a deputado federal disputando as 14 vagas do partido.

É neste período também que as legendas estão definindo os candidatos a vice-governador, exceto a chapa do governador Ronaldo Caiado, já fechada, com o presidente estadual do MDB, Daniel Vilela na vaga. Os dois partidos, União Brasil e MDB trazem candidatos distintos à Presidência. Pelo UB de Caiado, Luciano Bivar e pelo MDB de Daniel Vilela, Simone Tebet, com quem a campanha pode estar alinhada no primeiro turno. O MDB espera eleger de 3 a 4 deputados federais e pelo menos 8 deputados estaduais. A definição mais difícil tem sido a candidatura ao Senado na base governista.

Os quatro pré-candidatos acreditam que serão os escolhidos do governador: deputado Delegado Waldir Soares, que é vice-presidente do UB em Goiás; o ex-deputado federal Alexandre Baldy (Progressistas); o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSD) e o senador Luiz do Carmo (PSC).

Caso não sejam escolhidos por Caiado, tanto Waldir Soares quanto Baldy e Lissauer sinalizaram pela candidatura independente ao Senado, uma novidade neste pleito. “Ajudamos a eleger o Caiado na eleição passada. O único deputado federal que estava na campanha dele desde o começo fui eu. Levei o PSL pra ele, pra campanha dele. Fidelidade, coerência e lealdade. Então 100% Caiado”, afirmou o Delegado Waldir.

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e pré-candidato ao governo pelo Patriota, Gustavo Mendanha, ainda não definiu quem será seu vice. Tem como pré-candidato ao Senado o deputado federal João Campos, do Republicanos. Seguem em aliança com ele, até o momento, os partidos Brasil +35, o Agir 36, Democracia Cristã e Mobiliza. Apesar de bolsonarista, Gustavo Mendanha não subirá no palanque do presidente no primeiro turno.

Quem já faz este papel é o pré-candidato escolhido por Jair Bolsonaro (PL) para concorrer ao governo de Goiás, deputado federal Major Vitor Hugo (PL). O Diário do Estado esteve em contato com a assessoria dele durante a semana, mas não foram repassadas informações sobre a provável data da convenção do partido, nem sobre possíveis nomes para vice-governador e senador.

Jair Bolsonaro (PL) (Foto: Reprodução / Redes sociais)

O PROS, que lança o goianiense Pablo Marçal à Presidência da República, está conversando com outros partidos para a definição do vice na chapa que terá o policial civil Eduardo Rodovalho na disputa ao Senado. O partido deve lançar 18 candidatos a deputado federal e 42 a estadual na convenção que acontece no dia 2 de agosto. Entre os pré-candidatos a federal, anuncia o partido, estão o irmão do cantor Leonardo, Carlos Costa; o empresário Júlio Cesar, da Rio Armas e André Fabrício, presidente da Associação dos Diabéticos de Goiás.

Pablo Marçal (Pros). (Foto: Reprodução / Redes sociais)

O NOVO, que traz Felipe D’Ávila como pré- candidato à Presidência, vai lançar a candidatura de Edigar Diniz ao governo e de Leonardo Rizzo ao Senado. O vice e o número de candidatos a deputados federais e estaduais não foram definidos, vem como o dia da convenção.

Felipe D’Ávila (Novo). (Foto: Reprodução / Redes sociais)

O PT, que tem o candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, figurando em todas as pesquisas em primeiro lugar até agora, lançou a pré-candidatura do ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado, ao governo do Estado. Assim como acontece no cenário nacional, o PT forma a Federação Brasil Esperança com o PCdoB e PV. Em Goiás chegou a aproximar-se do PSB, que indicou o nome do ex-governador José Eliton para vice, mas houve resistência no partido e o nome ainda não foi definido.

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Divulgação)

De acordo com a presidenta do PT em Goiás, Kátia Maria, as vagas de vice e ao Senado serão preenchidas após conversas com os partidos da Federação. “Nossa prioridade é o Lula, criar uma base de sustentação para o governo dele forte tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado e por isso estamos trabalhando para ter uma chapa bem representativa, tanto por região do estado quanto por áreas”. Kátia Maria, que é pré-candidata a deputada estadual, disse que o PT deve eleger 2 ou 3 deputados federais e de 4 a 5 deputados estaduais. A data da convenção ainda não está marcada, mas deve acontecer perto do prazo-limite, 5 de agosto.

Mulheres

Dos 12 pré-candidatos à Presidência, apenas três mulheres entraram na disputa até agora: Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU). Apenas uma, Helga Martins, do PCB, é pré-candidata ao governo de Goiás. Nenhuma mulher, até agora, foi anunciada como vice ou na disputa ao Senado.

Pré-candidatos à Presidência da República:

  • Luiz Inácio Lula da Silva – PT
  • Jair Messias Bolsonaro – PL
  • Ciro Gomes – PDT
  • André Janones – Avante
  • Simone Tebet – MDB
  • José Maria Eymael – DC
  • Felipe D’Ávia – Novo
  • Leonardo Péricles -UP
  • Luciano Bivar – UB
  • Pablo Marçal – PROS
  • Sofia Manzano – PCB
  • Vera Lúcia – PSTU

Pré-candidatos ao Governo de Goiás:

  • Ronaldo Caiado – UB
  • Gustavo Mendanha – Patriota
  • Major Vitor Hugo – PL
  • Wolmir Amado – PT
  • Edigar Diniz – NOVO
  • Helga Martins – PCB
  • Marconi Perillo – PSDB (a definir)

Pré-candidatos ao Senado:

  • João Campos (Republicanos)
  • Delegado Waldir Soares (UB)
  • Leonardo Rizzo (NOVO)
  • Eduardo Rodovalho (PROS)
  • Alexandre Baldy (Progressistas)
  •  Lissauer Vieira (PSD)

Fonte: Diário do Estado GO

POSTAGENS RELACIONADAS
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA