Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»STF na Escola chega ao território Kalunga de Monte Alegre de Goiás
Cidades

STF na Escola chega ao território Kalunga de Monte Alegre de Goiás

RedaçãoPor Redação27 de junho de 2025
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

Mais cidadania, direitos fundamentais e democracia para estudantes das redes municipal e estadual de ensino de escolas do território quilombola Kalunga (GO): com esse objetivo, a juíza-ouvidora do Supremo Tribunal Federal levou o projeto STF na Escola ao Festejo Sucuri do município de Monte Alegre de Goiás na última terça-feira (24). Profissionais da educação e 25 crianças, com idades entre 6 e 12 anos, acompanharam explicações em linguagem simples sobre o funcionamento dos Três Poderes, a Constituição Federal e o acesso a direitos.

Abordando uma das principais necessidades da comunidade, que é a construção e a manutenção de um posto de saúde, Flávia Martins explicou o que cabe a cada Poder para que isso aconteça: a previsão de recursos na lei orçamentária (Legislativo), o papel da prefeitura de atender essa demanda do município (Executivo) e o da Justiça de ordenar o cumprimento da lei caso a obra não seja iniciada (Judiciário). “É preciso saber em qual porta vocês precisam bater para ter esse direito garantido”, lembrou a juíza.

A magistrada também ressaltou a importância do voto para o acesso a direitos, como à saúde pública, gratuita e universal. “Em casa, tendo um dinheiro contado, a gente vai comprar roupa nova ou pagar a comida das crianças? Da mesma forma, é preciso votar em quem prioriza as demandas consideradas mais importantes para a comunidade”, afirmou Flávia Martins, destacando ainda a necessidade de se lembrar em quem votou para cobrar o cumprimento das promessas. “Essa escolha de representantes só é possível porque vivemos numa democracia”, concluiu a juíza.

Ao final, estudantes, professoras e professores receberam o kit do projeto STF na Escola, com ecobag, caneca e a cartilha [ Uma Aventura com a Constituição ], que reúne crianças, a deusa Têmis e um cachorro caramelo num passeio guiado pela Lei Maior que percorre o Brasil, abordando direitos fundamentais e ensinamentos sobre o Estado Democrático de Direito.

Povo Kalunga e a candidata ao Nobel da Paz

A visita ao território quilombola também proporcionou um encontro histórico e simbólico entre o STF, representado por sua juíza-ouvidora, e a líder comunitária Iaiá Procópia. Aos 92 anos, a moradora de Monte Alegre de Goiás reúne conquistas dignas do Prêmio Nobel da Paz, ao qual foi indicada em 2005 por sua atuação em defesa do meio ambiente e dos direitos do povo Kalunga, e do reconhecimento pela ONU da terra Kalunga como o primeiro Território e Área Conservada por Comunidades Indígenas e Locais (Ticca) do Brasil.

Foto: Gustavo Moreno/STF

Parteira, rezadeira e analfabeta, Procópia impediu a construção de uma barragem que alagaria boa parte da terra quilombola do seu povo e teve uma atuação decisiva para que essa região recebesse escolas rurais, que hoje levam o seu nome. Em 2022, ela recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Estadual do Goiás (UEG). E em 2025, apresentou suas demandas presencialmente à Flávia Martins, enfatizando a necessidade que a sua comunidade tem de um posto de saúde.

O encontro da Suprema Corte com os Kalunga terminou com apresentações da Sussa, uma dança tradicional da cultura quilombola, originária de tradições africanas e associada ao pagamentos de promessas e pedidos de prosperidade na lavoura.

Foto: Gustavo Moreno/STF
STF na Escola

O projeto explica o papel da Suprema Corte, da Constituição Federal e da democracia. Tem como público-alvo estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas e duas possibilidades: representantes do STF vão até as escolas, para explicarem o funcionamento dos Poderes e do Judiciário; ou grupos de estudantes visita o Tribunal, para conhecerem as instalações e a história da Corte, além de assistirem ao início da sessão de julgamento no Plenário. [ Acesse agora ] a página do projeto para conhecer seus jogos on-line e solicitar a participação da sua escola.

Fonte: STF

Destaques
Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorHomem condenado a mais de 20 anos de prisão por abusar da própria sobrinha de 11 anos é preso em Divinópolis de Goiás
Próximo Matéria Guilherme Silva passa mal, é levado de maca à UPA e cancela show em Buritinópolis-GO
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Mambaí-GO vai realizar a maior ação de saúde da história

8 de outubro de 2025

Vento forma grande redemoinho em Posse-GO

7 de outubro de 2025

Guarani de Goiás celebra o Dia das Crianças com programação especial de circo

7 de outubro de 2025

Chaminés de fada revelam tesouro geológico em Campos Belos-GO

6 de outubro de 2025

Vivo apresenta instabilidade, e clientes reclamam da falta de sinal em cidades do nordeste goiano 

6 de outubro de 2025

SES-GO realiza Oficina do Plano de Ação Regional da Rede de Urgência e Emergência na Macrorregião Nordeste

6 de outubro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Mambaí-GO vai realizar a maior ação de saúde da história

8 de outubro de 2025

Menina de três anos morre afogada em piscina durante aniversário em LEM-BA

8 de outubro de 2025

Incêndio atinge fardos de algodão em pátio de algodoeira ás margens da BR-020

8 de outubro de 2025

Polícia Civil prende homem em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de armas em Posse-GO

8 de outubro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.