Um homem de 36 anos morreu na tarde deste domingo (18) após ocorrer vazamento de amônia na indústria alimentícia BRF, instalada às margens da BR-060, em Rio Verde. O nome da vítima não foi divulgado. O trabalhador terceirizado chegou a ser atendido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, onde foi submetido à reanimação, mas não resistiu.
Parte da empresa foi evacuada e aproximadamente 20 pessoas precisaram de atendimento. Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, uma pessoa está em estado grave e precisou ser entubado. Ele e o funcionário terceirizado, que faleceu, estavam em um andaime e não conseguiram se desvencilhar com agilidade para fugir do lugar.
As vítimas sofreram queimaduras e intoxicação por conta da exposição ao composto químico.
A corporação informou que foi acionada por volta de 16h05 e que enviou quatro viaturas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também está no local. Parte das vítimas foi atendida pelos bombeiros, outra parte pelo Samu e pelos funcionários da empresa.
O Corpo de Bombeiros relatou que o vazamento inicou em uma parte da empresa que estava vazia, mas acabou chegando a outros setores, onde funcionários faziam manutenção em equipamentos.
Em nota, a BRF relatou que “lamenta o ocorrido” e informou que o vazamento de amônia em sua unidade de Rio Verde já foi controlado. “Assim que tomou conhecimento do fato, a Companhia acionou os bombeiros e evacuou o local. A empresa investiga as causas do incidente e acompanha o estado de saúde de seus colaboradores e terceiros encaminhados para atendimento médico.”
Intoxicação
A amônia é utilizada principalmente em sistemas de refrigeração. Os efeitos da sua inalação dependem do nível de exposição à substância. O gás provoca queimaduras no sistema digestivo e respiratório (boca, laringe, faringe) e pode levar a sangramento nasal e labial, conjuntivite, bronquite, redução da oxigenação e danos nos rins.
Fonte: O Popular