O goiano Gabriel Costa, de 25 anos, natural de Campos Belos, no nordeste goiano, que mora em Kiev, na Ucrânia, conseguiu no início da tarde desta quinta-feira (24), no horário de Brasília (noite no leste europeu), uma carona para sair do país, em direção à Polônia.
Em contato, o advogado e primo do jovem, Fabricio Modesto Perini, afirmou que o goiano está indo para uma cidade a 70 km da capital ucraniana, onde passará a noite. O plano de Gabriel é conseguir se deslocar para o país vizinho nesta sexta-feira (25).
Segundo o advogado, Gabriel já estava tentando sair de Kiev há algumas horas, mas o trânsito intenso e o número de pessoas nas ruas impossibilitaram a fuga. Fabricio também disse que conseguiu falar com a embaixada brasileira na Ucrânia, que está trabalhando de maneira remota.
Após tentar sem sucesso ao longo do dia, Gabriel voltou às ruas para sair da capital ucraniana. “Ele literalmente foi para a rua e, o primeiro carro que passou, ele se jogou na frente e entrou”, revelou o advogado.
Ainda conforme Fabricio, apesar do aeroporto estar fechado, a fronteira terrestre continua aberta para estrangeiros que quiserem deixar o país. Ucranianos, por outro lado, não têm permissão para sair.
Guerra na Ucrânia
Vladmir Putin iniciou ataques militares no leste da Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24). Explosões foram registradas em diversas cidades do país. Ainda nesta quinta, agências internacionais informam que a Rússia lançou uma invasão total, pelo mar, ar e terra. Autoridades informaram que pelo menos 50 soldados russos morreram e seis aviões também russos teriam sido destruídos. Ao menos 40 soldados ucranianos teriam morrido. Porém, não há confirmação oficial até o momento.
Jogadores brasileiros pedem ajuda
Trancados em um hotel em Kiev, jogadores brasileiros que atuam em clubes ucranianos gravaram vídeo na madrugada desta quinta-feira (horário de Brasília). Eles pedem o apoio do governo Bolsonaro e afirmam que não podem deixar o país após o início da invasão russa.
Fonte: O Popular e Folhapress