Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»Tribunal de Justiça reinaugura o Ponto de Inclusão Digital de Monte Alegre de Goiás
Cidades

Tribunal de Justiça reinaugura o Ponto de Inclusão Digital de Monte Alegre de Goiás

RedaçãoPor Redação5 de setembro de 2025
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

É bom demais ter esses serviços aqui pertinho da nossa comunidade. Facilita demais para gente que mora na roça”. O depoimento é da agricultora Eleuza da Costa Santos, que participou do primeiro dia do Mutirão de Direitos ao Alcance de Todos”, aberto na terça-feira (2), em Monte Alegre, distrito judiciário de Campos Belos, durante a programação do Mês da Presidência em Cavalcante. Além de abrir o Mutirão, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim, acompanhado de autoridades do Poder Judiciário e parceiros, reinaugurou o Ponto de Inclusão Digital (PID) de Monte Alegre.

Ao abrir o Mutirão de Direitos, Leandro Crispim afirmou que é “uma grande satisfação reinaugurar o PID em Monte Alegre,  a 68ª unidade instalada no Estado. Nosso objetivo é implantar esses Pontos de Inclusão Digitais em todas as regiões longíquas de Goiás. Essa estrutura tem aproximado a Justiça das comunidades, levando serviços não só do Tribunal de Justiça, mas de parceiros importantes como o Ministério Público, Defensoria, Tribunal Regional Eleitoral”, informou.

“Em nossa gestão queremos implantar sedes definitivas dos PID’s com o apoio das prefeituras,” ressaltou  Leandro Crispim, ao convidar a população para participar do mutirão, que segue até sexta-feira (5), oferecendo diversos serviços da Ouvidoria do Poder Judiciário, Cejuscs, Ministério Público e Defensoria Pública, entre outros parceiros.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus da Costa Ferreira, reforçou a importância do Nordeste goiano e lembrou que antes a região, que era conhecida como “corredor da miséria e hoje, com o Raízes Kalungas, tem tido visibilidade e se transformado em corredor de desenvolvimento, levando a justiça a quem mais precisa, que são os mais vulneráveis”.

O corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo de Holanda, destacou o registro civil com um dos serviços oferecidos no Mutirão de Direitos. “O registro civil é uma importante pauta do CNJ e, em Goiás, estamos avançando. Este ano foram 35 mil atendimentos. Fazer a identidade é ter acesso ao serviço público e as necessidades básicas do cidadão”.

A ouvidora do Poder Judiciário, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, também conclamou os moradores de Monte Alegre e região a procurarem a Ouvidoria. “Estamos aqui prontos para serví-los, seja ouvindo elogias, críticas e sugestões”.

Para o coordenador do Projeto Raízes Kalungas, juiz auxiliar da Presidência, Reinaldo Dutra, “a reinauguração do PID num local mais amplo e adequado e a realização do Mutirão de Direitos em Monte Alegre, reforçam a preocupação do Poder Judiciário com a comunidade Kalunga e quilombola de toda a região”.

Na oportunidade, o juiz da comarca de Montes Belos, Thiago Brito, agradeceu a presença do TJGO e dos parceiros, e destacou que o “Raízes Kalungas tem proporcionado dignidade aos moradores da comunidade quilombola do Nordeste goiano”.

Já o presidente da OAB-GO, subseção de Posse, Eduardo Araújo, afirmou que a presença do Judiciário “traz esperança de dias melhores para região, que sempre foi esquecida”.

Representando o Ministério Público Federal, o procurador José Ricardo Teixeira elogiou a iniciativa do TJGO e ressaltou que a missão da Procuradoria da República é defender os direitos coletivos das comunidades quilombolas, “e a parceria com o Projeto Raízes Kalungas tem sido muito eficaz. O MPF está comprometido e empenhado em entregar o território das comunidades Kalungas ao seu povo”, pontuou.

Já o subdefensor-geral do Estado, Allan Montoni, destacou que o Projeto Raízes Kalungas reforçou a parceria entre o TJGO e a Defensoria Pública “em favor dos mais vulneráveis”.

O procurador municipal de Monte Alegre, João Hélio Lima Melo, que na oportunidade representou o prefeito Felipi Campos, agradeceu o comprometimento do Poder Judiciário estadual com a região. “A entrega de um PID e a presença da justiça, como esse Mutirão de Direitos, para a nossa comunidade, resgatam a cidadania dessas pessoas”.

Segundo o presidente da Associação Quilombo Kalunga, Carlos Pereira, o Raízes Kalungas tem se destacado nacionalmente pelas suas ações de inclusão social. “Estar perto das pessoas que mais precisam desses serviços é de uma importância muito grande, evitando longos deslocamentos e custos para a comunidade. Isso reforça a relevância dessa iniciativa”, frisou.

Serviços ao alcance da comunidade

A dona de casa Sirlene Fernandes, que aproveitou o Mutirão de Direitos ao Alcance de Todos para solicitar um benefício do INSS, elogiou a iniciativa: “Muito bom esse tipo de serviço para nós que não temos condições de ficar deslocando para outra cidade. Vou dar entrada no Auxílio-Doença e tirar a carteirinha Kalunga para mim e meu pai””.

Presenças

Também participaram das solenidades o juiz auxiliar da Corregedoria, Társio Ricardo de Oliveira; a juíza da comarca de Cavalcante, Isabella Rebouças; a promotora de justiça de Cavalcante, Úrsula Catarina Fernandes; o defensor público da União, Kleber Melo; a esposa do presidente do TJGO, Luciene Camargo; a delegada da OAB de Campos Belos, Renata Medina; a procuradora do Estado, Fabiana Baptista; a servidora responsável pelo PID de Monte Alegre, Karina Mayara Soares, além de servidoras e servidores do Poder Judiciário estadual.

Destaques
Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorPrefeitura de Guarani de Goiás avança nas obras da quadra coberta da Escola Criança Feliz
Próximo Matéria Desembargadora Sandra Regina fala das atribuições da Ouvidoria do Judiciário e violência contra a mulher para servidores da comarca de Cavalcante-GO
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Prefeito de Posse-GO grava vídeo falando sobre suposta “macumba” em frente à prefeitura; Centro espiritualista emite nota de repúdio 

4 de novembro de 2025

Policlínicas de Formosa e Posse-GO participam de oficina sobre Planificação da Atenção Especializada

4 de novembro de 2025

Estudantes da Regional de Educação de Posse-GO se destacam entre finalistas do IX Concurso Bariani Ortêncio, em Goiânia

4 de novembro de 2025

Deputado Alessandro Moreira propõe reconhecimento oficial de eventos em Simolândia e Alvorada do Norte-GO

3 de novembro de 2025

Letícia Spiller mostra álbum de viagem a Chapada dos Veadeiros: “Paraíso”

3 de novembro de 2025

Prefeita de Formosa-GO não articula com a Câmara e pode acabar sofrendo impeachment

3 de novembro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Caminhonete é furtada durante a madrugada em Simolândia-GO

4 de novembro de 2025

Prefeito de Posse-GO grava vídeo falando sobre suposta “macumba” em frente à prefeitura; Centro espiritualista emite nota de repúdio 

4 de novembro de 2025

Moradores denunciam descarte irregular de lixo em Buritinópolis-GO

4 de novembro de 2025

Polícia recupera veículos e bicicletas e prende dois suspeitos após série de furtos em Posse-GO

4 de novembro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.