Expulso da Universidade de Brasília (UnB) após expor professores na Internet e criticar “doutrinação” nas universidades, o youtuber Wilker Leão de Sá se matriculou na Universidade Estadual de Goiás (UEG), no curso de licenciatura em história, na Unidade Universitária de Formosa , na região do Entorno do Distrito Federal. A matrícula do youtuber foi confirmada pela instituição.
Em vídeo nas redes sociais, Wilker disse que está “oficialmente de volta à sala de aula de uma universidade pública. Segundo ele, objetivo é estudar e saber o que acontece com o dinheiro público investido nas instituições públicas de ensino.
“A gente vai mostrar simplesmente a realidade como sempre, mostrando aqui o meu rosto, sem expor ninguém mais, porque a gente quer saber o que acontece com o nosso dinheiro gasto nessas instituições públicas”, alegou.
Em nota, a UEG informou que ingressou na instituição por meio do Edital Minha Vaga, que preenche vagas remanescentes dos cursos, na modalidade Portador de Diploma. Para esse tipo de ingresso na UEG, o candidato não realizar o processo por vestibular, apenas apresenta a documentação.
Segundo a universidade, o youtuber não tem registro de transgressão por parte do discente ao Regime Disciplinar Discente até o momento. A UEG esclareceu também que é permitido gravar em sala de aula, desde que esteja conforme o Código de Ética da instituição e com a autorização prévia do responsável pela aula ou atividade.
O estudante Wilker Leão foi expulso da UnB no início do último mês de setembro, após ser condenado pela Justiça do Distrito Federal por difamação e injúria contra um professor da disciplina de História da África. A decisão foi assinada pela reitora da UnB, Rozana Reigota Naves.
Segundo o documento, Wilker cometeu faltas disciplinares graves, como: praticar atos incompatíveis com os valores da universidade, praticar atos que violem os direitos humanos, caluniar, injuriar ou difamar membro da comunidade universitária, entre outros.