O árbitro Wilton Pereira Sampaio, de 45 anos, nascido em Teresina de Goiás, no nordeste do estado, foi indicado ao prêmio de melhor árbitro do mundo pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Ele foi incluído na lista dos 25 árbitros de todo o mundo que concorrem ao prêmio.
Além do goiano, o arbitro paulista Raphael Claus também integra a lista, e a árbitra Edina Alves, também paulista, é a única brasileira que concorre ao prêmio entre as mulheres.
Wilton Pereira Sampaio e Raphael Claus foram os árbitros brasileiros que atuaram na Copa do Mundo de 2022, no Catar, e já estão pré-selecionados para a Copa de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.
Wilton Pereira Sampaio tem prestígio internacional e também da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que tratou sua arbitragem como “segura” e “sem grandes erros” no último duelo entre Flamengo e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro.
Wilton já havia sido indicado ao prêmio da IFFHS no ano passado, quando ficou em décimo lugar, atrás de Raphael Claus, que ficou em nono.
O anúncio dos vencedores do prêmio será no dia 10 de dezembro. O júri da IFFHS, que define os vencedores, reúne especialistas de 120 países que analisam o período de janeiro a dezembro de 2025.

