Nesta terça-feira (9), a Enel realizou mais uma ação educativa com os comerciantes e romeiros da Festa do Muquém, em Niquelândia, no norte de Goiás.
O objetivo é orientar sobre a forma segura do uso de energia, uma vez que estão sendo instaladas na região barracas para dormitório e comercialização de produtos, que muitas vezes precisam de uma ligação provisória de energia durante os dias de festa.
A companhia alerta que toda essa instalação precisa ser feita de maneira adequada para garantir a segurança dos comerciantes e da população. Entre o mês de julho e a primeira semana de agosto, a empresa já realizou cerca de 1000 conexões provisórias para os participantes da festa.
A ação é parte do projeto Energia Legal Enel, que tem o objetivo de combater as fraudes e furtos de energia, os famosos ‘gatos’, e conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos destas práticas.
O furto de energia prejudica a qualidade do serviço prestado pela companhia elétrica, é crime – com pena prevista em lei de um a oito anos de reclusão -, além de trazer outros impactos para os consumidores, como o aumento do valor da conta.
Ontem (8) e hoje (9), equipes da Enel estão percorrendo as bancas e orientando sobre todo o processo de ligação provisória, desde o pedido que pode ser feito pela unidade móvel de atendimento que está no local da festa, até os prazos e materiais necessários.
Plano Preventivo
A Enel realizou previamente uma série de ações de melhorias na rede elétrica do município, como a poda de cerca de 1,5 mil árvores e galhos que estavam próximos à rede elétrica e a limpeza de mais de 885 quilômetros quadrados de faixa de servidão. O objetivo é combater a incidência de toque ou queda de vegetação sobre a rede, um dos principais motivos que levam à falta de energia.
A empresa também preparou uma força tarefa para os dez dias de festa, que acontece até o dia 15 de agosto, com reforço de equipes em campo e geradores em pontos estratégicos do município para garantir agilidade em casos emergenciais, além de equipes especializadas para atendimento aos comerciantes que solicitaram ligações provisórias.