InícioCidadesAlego Ativa em Alto Paraíso de Goiás é cancelado em função da...

Alego Ativa em Alto Paraíso de Goiás é cancelado em função da internação de Iso Moreira

Remarcada para o próximo sábado, 19, no município de Alto Paraíso, a 13ª edição do programa itinerante Alego Ativa foi novamente cancelada. Desta vez, a razão se deu pelo fato de o deputado Iso Moreira (DEM) estar internado em tratamento por complicações da covid-19. Liderança política no Nordeste goiano, o parlamentar, de 74 anos de idade, encontra-se intubado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em Brasília.

De acordo com o assessor da Diretoria de Assuntos Institucionais e idealizador do projeto, Simeyzon Silveira, a decisão foi tomada em conjunto. Em respeito à representatividade de Iso Moreira na região, onde seria realizado o evento, a organização do Alego Ativa, juntamente com o presidente do Parlamento goiano, deputado Lissauer Vieira (PSB), o prefeito do município, Marcus Adilson Rinco, e a equipe de Iso Moreira, optaram pelo cancelamento.

“Em reconhecimento à importância de Iso na região, estamos suspendendo as ações e jogando para um momento em que ele possa estar, com toda a sua equipe”, disse Simeyzon. “Entendemos que o momento não é oportuno para realizarmos uma atividade como essa. Vamos aguardar a questão de saúde dele se regularizar, para remarcarmos uma nova data”, salientou o dirigente.

Presidente da Alego, o deputado Lissauer Vieira destacou que o programa, de caráter social, aproxima a sociedade do poder público. Por esse motivo, levando em consideração o carinho que a população da região alimenta por Iso Moreira, a presença do legislador é considerada fundamental. “Além de ir ao encontro das principais necessidades da população, sobretudo, de quem mais precisa, o Alego Ativa também tem aproximado os parlamentares com a realidade de cada município e cidadão”, frisou Lissauer.

“E o deputado Iso Moreira é uma das principais vozes do Nordeste goiano no Poder Legislativo, representando muito bem toda aquela região. Por isso, respeitando o seu quadro de saúde, nós optamos por cancelar o programa em Alto Paraíso e, assim que ele estiver recuperado e em condições de estar conosco neste grande projeto, faremos novamente. Estamos na torcida e em oração pela sua pronta recuperação e com a certeza de que, em breve, estaremos juntos, novamente, trabalhando e levando os benefícios necessários para toda a comunidade”, enfatizou o presidente.

Em janeiro, a 13ª edição do Alego Ativa e primeira de 2022, que até então seria realizada em Novo Gama, foi cancelada devido ao aumento no número de contaminações pela variante Ômicron da covid-19 em Goiás. Em março de 2020, o programa também foi suspenso em razão da pandemia. Após um ano e meio de interrupção, as atividades do projeto foram retomadas em setembro, na cidade de Goianira.

Desde então, o evento é realizado com os devidos protocolos de biossegurança para evitar a disseminação do novo coronavírus, como a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial e álcool em gel. “Vale destacar que, com todos os cuidados e as orientações necessárias à população, não tivemos nenhum problema relacionado ao aumento do número de casos em todas as edições realizadas após a retomada do Alego Ativa”, frisou Lissauer.

Outras duas edições do Alego Ativa estão previstas para o mês de março, de acordo com a Diretoria de Assuntos Institucionais da Casa de Leis. Devem receber o evento, os municípios de Novo Gama, no dia 12, e Goianésia, no dia 26.

O programa

Instituído na 19ª Legislatura, o Alego Ativa é um programa itinerante do Parlamento goiano que tem como objetivo aproximar cada vez mais a Assembleia Legislativa da sociedade. Com 12 edições realizadas até o momento, a iniciativa já contabilizou mais de 50 mil atendimentos nas áreas de saúde, jurídica, social e capacitação profissional, realizados com o apoio de instituições públicas e privadas. Atualmente, o programa conta com 39 entidades parceiras e 69 frentes de serviços.

Os benefícios, oferecidos de forma gratuita e simplificada, incluem a emissão de documentos, atendimento odontológico, oftalmológico, teste de glicemia, aferimento de pressão, homeopatia contra a dengue, exames diagnósticos, corte de cabelo masculino e feminino. São realizadas, ainda, no evento, apresentações culturais, recreação para as crianças, distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado (visando a preservação do meio ambiente), consulta ao SPC, negociação de débitos e atendimentos especializados do Vapt Vupt.

Agência Assembleia de Notícias (Alego)

POSTAGENS RELACIONADAS
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA