Um comboio com mais de 20 carretas carregando bovinos, que trafegava pela rodovia PA-279, em São Félix do Xingu, no Pará, com destino a Goiás, chamou a atenção dos internautas. As imagens feitas por moradores e divulgadas nas redes sociais impressionaram pelo tamanho da carga de bois.
A reportagem apurou que o gado saiu da Fazenda Esplanada, de propriedade do produtor rural Dr. Ricardo Motta, ligado a Vila Canopus. O lote de bois foi comercializado para uma fazenda localizada em Campos Belos, na região nordeste de Goiás, onde os animais seguirão para a engorda em sistema de confinamento.
O comboio com mais de 20 carretas de bovinos chegou em Campos Belos no último dia 21. Um vídeo postado nas redes sociais pelo perfil Boiadeiros do Pará mostra o comboio sendo carregado com os bois e as carretas chegando ao seu destino.
De acordo com dados do Boletim Agropecuário Paraense 2025, divulgado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e que toma por base dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pará consolidou-se como o segundo maior produtor de bovinos do país, com um rebanho de 25,6 milhões de cabeças em 2024, o equivalente a 10,7% do total nacional.
Nesse contexto, São Félix do Xingu se destaca como o município com o maior rebanho bovino do Brasil, com cerca de 2,5 milhões de cabeças em 2024, conforme dados divulgados pela Fapespa.
Para efeito de comparação, Goiás é o terceiro maior produtor de bovinos do Brasil, com um rebanho de 23,2 milhões de cabeças em 2024, o equivalente a 9,7% do total nacional.

