A prefeitura de São Domingos, no nordeste goiano, publicou novo decreto com novas restrições como medida para conter o avanço da covid-19, no município.
O decreto determina a partir desta quarta-feira (26), o fechamento de parte do comércio e restrições para atividades essenciais.
Circulação de pessoas estão proibidas dentro do município, salvo por motivos de força maior. Podem circular desde que já para aquisição de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos de higiene pessoas e limpeza ou para comparecimento em alguma atividade essencial; uma pessoa por família para o comparecimento em consultas ou realização de exames; uma pessoa por família para realizar saques, depósitos e pagamentos; Atividade laboral devidamente comprovada.
Estão suspensas; festas, academias, ginásio de esportes, atividades esportivas, feira livre, lan house, papelaria, lojas de roupas, lojas de móveis, bares e lojas de conveniência, lojas de sapatos, lojas de acessórios e celulares, papelarias, perfumarias e qualquer outro estabelecimento que não entra no rol de atividades essenciais.
Ficam suspensas também; festas em chácaras, prainha do povo, orla do lago, som automotivo em qualquer ambiente e quaisquer aglomerações em locais público e privados.
Atividades que poderão funcionar, desde que atendam os protocolos de restrições do decreto; farmácias, postos de combustíveis, supermercados, padarias, açougues, distribuidora de gás, correios, loja de matérias de construção, salão de beleza, loja de produtos agropecuários, laboratórios de analise clínica, emergências odontológicas, clinicas de vacinação, bancos e lotéricas e outros atividades consideradas essenciais, com restrição de horário.
Outras atividades poderão atender na modalidade delivery, também desde que atendam os protocolos do decreto.
São Domingos teve uma explosão de casos de covid-19 nos últimos dias, no último boletim epidemiológico divulgado no fim da tarde desta quarta-feira (26), há 152 casos ativos de covid-19.
Qualquer denúncia sobre desobediência das normas poderá ser feita pela Ouvidoria do município pelo número de celular (62), 9 9601-8493.
O decreto entra em vigor nesta quarta-feira (26) e tem validade até o dia 9 de fevereiro.
A Secretaria de Saúde do município alerta para que todos redobrem os cuidados com medidas sanitárias, como uso de máscara, lavagem das mãos e uso de álcool em gel e evitar qualquer tipo de aglomeração.
Ainda na nota a Secretaria orienta as pessoas que ainda não se vacinaram que procurem a unidade de saúde mais próximo.
o povo faz festa pra todo lado e quem leva a culpa eh o comercio,hipocrisia demais.