O atual vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), aparece na frente na disputa pelo Palácio das Esmeraldas em 2026. Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira, 22, mostra que ele tem 26% das intenções de voto. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) aparece em seguida, com 22%, em situação de empate técnico.
O levantamento, realizado entre os dias 13 e 17 de agosto, ouviu 1.104 eleitores goianos com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Cenário eleitoral
Além de Vilela e Perillo, outros nomes aparecem na corrida:
- Wilder Moraes (PL): 10%;
- Adriana Accorsi (PT): 8%;
- Telêmaco Brandão (Novo): 1%.

Eleitores indecisos somam 14%, enquanto 19% afirmaram que votariam em branco, nulo ou não pretendem comparecer às urnas.
O desempenho de Daniel Vilela na pesquisa reflete sua posição de aliado próximo do governador Ronaldo Caiado (União), que mantém altos índices de aprovação popular em Goiás. Já Marconi Perillo tenta capitalizar sua trajetória política como ex-governador, mantendo-se competitivo no cenário.
Vilela lidera entre católicos e evangélicos
O desempenho dos pré-candidatos varia entre católicos e evangélicos, os dois maiores grupos religiosos do estado:
- Entre católicos: Daniel Vilela lidera com 28%, seguido por Marconi Perillo (26%), Wilder Moraes (8%) e Adriana Accorsi (8%). Indecisos são 14% e brancos/nulos, 15%.
- Entre evangélicos: Vilela também aparece em primeiro, com 25%, à frente de Perillo (17%), Moraes (9%) e Accorsi (8%). Nesse grupo, os índices de indefinição são maiores: 18% não sabem em quem votar e 22% votariam em branco ou nulo.

Texto: Jornal Opção