Uma caminhada ecológica marcou o início da programação da segunda edição deste ano do Mês da Presidência em Cavalcante, na segunda-feira (1º). A iniciativa faz parte do Projeto Raízes Kalungas, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) para garantir acesso à justiça e à cidadania para os moradores do maior território quilombola do Brasil. A ação foi aberta pelo presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, e contou com a participação do corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus da Costa Ferreira, do corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo de Holanda, e da ouvidora do Poder Judiciário, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis.
“É com uma grande alegria que retorno a Cavalcante. Durante o mês de setembro, estaremos ainda mais próximos da comunidade quilombola. Teremos audiências públicas, mutirões de serviços, casamento comunitário e a oportunidade de ouvir de perto as principais demandas da população local. O projeto Raízes Kalungas, idealizado pelo desembargador Carlos França, com o apoio importante do diretor da Ejug, desembargador Jeronymo Villas Boas, é uma iniciativa que acompanhamos desde o início e que nos traz muito orgulho. Já conseguimos levar inúmeros benefícios para esta região e, com a parceria de todos, faremos ainda mais”, anunciou o presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim ao abrir o evento.
Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus da Costa Ferreira, o Projeto Raízes Kalungas representa “uma forma de resgatar parte da dívida histórica que temos com esta região e com a comunidade Kalunga. Ao abrirmos a segunda edição do Mês da Presidência em Cavalcante, reforçamos também nosso compromisso com a proteção ambiental. Afinal, se não cuidarmos do ambiente em que vivemos, não teremos condições de garantir um futuro para as próximas gerações”, ressaltou.
O corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo de Holanda, destacou a importância da parceria para levar benefícios à região. “O Poder Judiciário sozinho não consegue exaurir todas as dificuldades vividas pela população. É preciso a união de esforços de todo o sistema de Justiça, e dos Poderes Executivo Municipal e Estadual, para levar o avanço necessário. E o Raízes Kalungas tem conseguido esse apoio. A Corregedoria do Foro Extrajudicial está à disposição para avançarmos ainda mais”, pontuou.
Simbólico
O coordenador do projeto, juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo Dutra, também reforçou a importância da preservação do meio ambiente na região. “O Mês da Presidência em Cavalcante, dentro do projeto Raízes Kalungas, tem como propósito valorizar a comarca, a comunidade quilombola e a preservação de seus patrimônios cultural e ambiental. É simbólico iniciarmos a programação com uma caminhada em defesa do meio ambiente, pois, sem sua proteção, não haverá como garantir a sobrevivência e a continuidade dessa riqueza.”
Proximidade com a comunidade
A juíza do Foro da comarca de Cavalcante, Isabella Rebouças, destacou que a segunda edição do Mês da Presidência em Cavalcante demonstra o fortalecimento da comarca. “É uma oportunidade de mostrar e reforçar o olhar que o Poder Judiciário tem hoje para Cavalcante. Será um mês de muitas atividades em que o Tribunal de Justiça e parceiros estarão mais próximos dos moradores de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre”.
A promotora de Justiça de Cavalcante, Úrsula Catarina Fernandes, destacou que o Raízes Kalungas vem promovendo uma verdadeira transformação na comunidade, dando visibilidade para a região. “Ficamos felizes em ver que o Poder Judiciário goiano não tem sido um muro, mas sim uma ponte para essa comunidade”, ressaltou.
Durante a caminhada, magistradas, magistrados, servidoras, servidores e moradores conheceram o projeto Espaço Semente, que faz a coleta e a separação dos resíduos sólidos, iniciativa que contribui para a preservação do meio ambiente.
Também participaram da caminhada o juiz auxiliar da Corregedoria, Társio Ricardo de Oliveira; o juiz da comarca de Montes Belos, Thiago Brito; o defensor público da União, Kleber Melo; a esposa do presidente do TJGO, Luciene Camargo; o prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga; o presidente da Associação Quilombo Kalunga, Carlos Pereira; além de representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, servidoras e servidores do Judiciário goiano.
Fonte: TJGO