Nesta segunda-feira (22/09), um bloqueio policial no perímetro urbano de Posse (GO) resultou na detenção de um homem que tentou se passar por coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A ocorrência aconteceu durante a abordagem a um ônibus interestadual que fazia a rota São Paulo/Bahia.
Durante a fiscalização dos passageiros, o suspeito afirmou ser oficial da PM paulista, tentando interromper a ação policial e orientando os demais passageiros a não colaborarem com a abordagem. Os militares solicitaram a apresentação de identificação funcional e, em seguida, de documentos pessoais, mas o indivíduo recusou-se repetidamente a fornecer qualquer documento.
Apesar da tentativa de atrapalhar o procedimento, a abordagem prosseguiu normalmente com os demais passageiros. Após o término da fiscalização, o homem acabou admitindo não ser policial e apresentou sua identidade civil comum.
Ele foi detido, encaminhado ao hospital municipal para confecção de relatório médico e, posteriormente, conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Posse. O suspeito foi autuado pelos crimes previstos no Art. 307 do Código Penal (falsa identidade) e no Art. 330 (desobediência a ordem legal de funcionário público).