Foi instalada na tarde desta quinta-feira, 27, em sessão híbrida, a Frente Parlamentar em Defesa da Chapada dos Veadeiros, que teve como propositor e terá como coordenador Antônio Gomide (PT) – conforme a resolução no 1.379, da Alego, o deputado que propõe a criação de uma Frente a comanda.
Além do petista, integram essa Frente Parlamentar os deputados Amilton Filho (MDB), Cairo Salim (PSD), Clécio Alves (Republicanos), Coronel Adailton (Solidariedade), José Machado (PSDB), Lucas Calil (MDB), Paulo Cezar (PL), Talles Barreto (UB) e Renato Machado (UB). A composição respeita, como determinado, a proporcionalidade partidária.
O regulamento da associação, lido por Gomide e aprovado pelos parlamentares presentes, prevê como objetivo fortalecer o desenvolvimento da região e promover sua proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.
Antônio Gomide ressaltou que o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abrange uma área de mais de 240 mil hectares. Destacou, ainda, que a Chapada foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2001 e que seu complexo inclui os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João d’Aliança, Colinas do Sul e Campos Belos. “Nossa preocupação aqui na Casa são as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da região”, acrescentou.
As reuniões da Frente Parlamentar em Defesa da Chapada dos Veadeiros serão sempre públicas, podendo ser realizadas na Alego ou fora da Assembleia.
A duração da Frente será de seis meses, que ao final podem ter prorrogação de igual período.Agência Assembleia de Notícias