InícioCidadesNo Escoar da Justiça

No Escoar da Justiça

Por Eduardo Araújo – Presidente OAB/GO, subseção de Posse,

Durante toda a história da humanidade, sempre ouviu-se falar em defensores dos acusados, cujo encargo profissional era demonstrar aos acusadores de sua inocência ou motivos para não serem levados à cumprimentos de penas.

A advocacia é considerada uma das profissões mais antigas do mundo, moldada por anos em busca de diretrizes sociais em resguardar direitos e interesses dos seus clientes, onde sua voz, por vezes, é a luz no final do túnel daquele enclausurado pelas garras da acusação.

Advogados e Advogados que, com o passar dos anos, tiveram relevante serviço prestados à toda sociedade, especialmente no Brasil, como, por exemplo, Dr. Ruy Barbosa e Dra. Maria Augusta Saraiva. 

Atualmente, com o advento dos meios de comunicação instantâneos e o famoso cancelamento, observou-se a necessidade impreterível dos serviços advocatícios modernos, exigindo dos profissionais do direito a bravura no enfrentamento de malfeitores da Constituição Federal ao ofender a presunção da inocência.

Me faz recordar, com veemência, o Caso da Escola Base, onde a sociedade e a imprensa acusaram os proprietários daquela instituição de ensino infantil de crimes contra a liberdade sexual contra menores. Todavia, após bravo trabalho dos advogados provou-se suas inocências e lograram êxito em ressarcimentos pecuniários de vários meios de comunicações, apesar do prejuízo psicológico era insanável.

Assim é a advocacia, um trabalho para corajosos e destemidos, que lutam diariamente na manutenção de princípios constitucionais como, por exemplo, ampla defesa, contraditório, devido processo legal, dignidade da pessoa humana e outros, na busca incansável da preservação e crescimento da ilibada justiça brasileira, pois, o justo não é absolver o culpado ou condenar o inocente, mas estabelecer uma equidade entre ato e o cumprimento de sua dívida.

Hoje, 11 de agosto de 2023, expresso minhas mais ínclitas homenagens aos bravos homens e mulheres que se utilizam dos seus conhecimentos técnicos jurídicos em defesa dos interesses de seus clientes, acreditando no desacreditado e sendo o porta voz da sociedade sempre que chamado.

Parabéns advogados e advogadas pelo seu dia. Recebam minhas sinceras homenagens.

POSTAGENS RELACIONADAS

2 COMENTÁRIOS

  1. Maravilha de texto, Dr. Eduardo, que não por acaso é o nosso atual Presidente da Subseção da OAB de Posse/GO. Agradeço pela deferência e aproveito para estender ao Sr as felicitações pelo nosso dia. Um forte abraço, meu amigo!

  2. Excelente Dr. Eduardo, tão jovem, e dotado de conhecimentos e valorização dos nossos antigos companheiros de profissão. Parabéns pelo nosso dia, que Deus nos dê forças para seguir, pois cada adia que passa está ficando mais difícil ainda lutar por justiça, mas ainda é possível, basta não desistir. Afinal a advocacia não é profissão para covardes. rs. Ótimo texto. Gratidão por representar nossa classe e falar e nos representar.

Comments are closed.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA