Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»Pedidos para licença ambiental em Goiás são suspeitos de fraude
Cidades

Pedidos para licença ambiental em Goiás são suspeitos de fraude

RedaçãoPor Redação21 de fevereiro de 2022
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

Aproximadamente um terço dos pedidos de liberação para limpeza de pastagem apresentam indícios de intersecção com áreas de vegetação preservada. A identificação foi apontada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) por meio de um monitoramento nos registros referentes a 2021.

A suspeita de irregularidade foi identificada, segundo a Semad, por meio de uma conferência aleatória de pontos, ou seja, locais georreferenciados de origem das solicitações de limpeza de pastagem.

O total das autorizações emitidas em 2021 foi de 1.186 e, até agora, pelo menos, uma a cada três estaria com problemas. A legislação ambiental do Estado prevê a limpeza sem uma licença ambiental, no entanto, a demanda é registrada pelo empreendedor no sistema Ipê, ferramenta digital que gere os processos da Semad.

Agora todas as solicitações serão checadas, diz a Semad e caso haja a confirmação de prestação de informação falsa, o emissor pode receber multa de R$ 1,5 mil a R$ 1 milhão. As permissões também serão revogadas. Há em curso na pasta um trabalho de checagem das informações para comprovar ou não a falha suspeita.

Embora as permissões para limpeza de pastagem estejam sendo viabilizadas por meio do sistema Ipê desde 2020, a Semad declarou que a conferência se restringe aos registros de 2021.

Diante da questão, a emissão das permissões para limpeza de pastagem estão suspensas no sistema Ipê. A Semad declara que a funcionalidade deve retornar para a ferramenta digital, mas com novos requisitos. “ O principal deles obriga o interessado a declarar o polígono exato da área que está sob o pedido de licença para que haja a limpeza de pastagem”, afirmou em nota para a reportagem.

A equipe da Semad responsável por acompanhar cerca de mil permissões para limpeza de pastagem emitidas anualmente. Os registros que estão em verificação passarão por três etapas. A primeira delas visa ao processamento com dados de sensoriamento remoto de uso e cobertura do solo em confronto com os pontos para onde houve a permissão para limpeza de pastagem. Em seguida, há a separação dos dados que foram identificados como vegetação nativa. Eles devem passar por inspeção visual. No terceiro passo, se confirmada a suspeita, as informações seguem para análise para revogação das autorizações de limpeza de pastagem.

Desmatamento

Embora seja um estado com uso da terra consolidado para atividades econômicas em aproximadamente 50% do território, Goiás apresenta desmatamentos significativos.

A ferramenta Prodes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou em 2021, 920,45 km² de área perdida. O número é 25,5% maior que o do ano anterior: 733,54 km².

Fonte: O Popular

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorVídeo: Bombeiros realizam transporte náutico de equipe da Enel no rio Paranã para reestabelecer fornecimento de energia na zona rural de Monte Alegre de Goiás
Próximo Matéria Semad alerta para declaração falsa de limpeza de pastagem e intensifica fiscalização
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Cidades do Nordeste Goiano são beneficiadas com Aluguel Social

16 de outubro de 2025

Vice-prefeito rompe com a prefeita de Formosa-GO e se afasta da gestão municipal

16 de outubro de 2025

HUMOR: Filha tenta ajudar na limpeza e dá banho nos equipamentos do pai em Campos Belos-GO

16 de outubro de 2025

Guarani de Goiás amplia frota de máquinas com nova retroescavadeira

15 de outubro de 2025

Pirão de galinha caipira, de Guarani de Goiás, pode se tornar patrimônio goiano

15 de outubro de 2025

Semad fará revisão no Plano de Manejo da APA do Pouso Alto envolvendo os moradores de Alto Paraíso, Cavalcante, Teresina, Nova Roma e São João D’Aliança

14 de outubro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Homem recebe fígado com câncer em transplante

16 de outubro de 2025

Incêndio de grandes proporções atinge fardos de algodão em pátio de algodoeira em LEM-BA

16 de outubro de 2025

Raio causa incêndio, e visitantes acampados na Chapada dos Veadeiros são retirados do parque

16 de outubro de 2025

Cidades do Nordeste Goiano são beneficiadas com Aluguel Social

16 de outubro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.