Com 99,5% das urnas apuradas, o governador de Goiás Ronaldo Caiado (UB) foi reeleito neste domingo (2), com 51,79% dos votos válidos. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota) obteve 25,21% e o deputado federal Major Vitor Hugo (PL), 14,82%.
Na eleição mais tranquila da história política recente de Goiás, o governador terá mais quatro anos de mandato depois de disputar com outros sete nomes. As últimas rodadas das pesquisas Serpes/O POPULAR e Ipec/TV Anhanguera apontavam a tendência de resultado em primeiro turno.
O professor Wolmir Amado (PT) contou com 6,98% dos votos válidos e a socióloga Cíntia Dias (PSOL), com 0,56%.
Os votos válidos são contabilizados pela Justiça Eleitoral, desconsiderando nulos e brancos. Se o candidato obtiver 50% mais 1, a eleição se encerra em apenas um turno.
À tarde, ao acompanhar o vice na chapa, Daniel Vilela (MDB), em votação na Escola Municipal João Clarimundo de Oliveira, no Bairro Água Branca, em Goiânia, Caiado disse que a eleição deste ano é “um divisor de águas” e que a “marca de seu primeiro governo foi a responsabilidade com o dinheiro público”.
Pela manhã, ao votar em Nova Crixás (Região Noroeste), Caiado destacou o setor rural e disse o resultado indicaria que está no caminho certo. “Em 1989, fui candidato a presidente da República e o Brasil todo tinha uma certa descrença com o setor rural, acreditava apenas em grandes cidades. Eu defendi que tínhamso de voltar os olhos praquilo que era o futuro do Brasil e que poderia alavancar tudo”, afirmou.
Caiado acompanhou a apuração no Palácio das Esmeraldas e concederá entrevista coletiva ainda esta noite.
Fonte: O Popular